(VÍDEO) Rui Costa “partiu a loiça toda” e arrasou por completo a equipa de arbitragem após a derrota na final da Taça de Portugal

Na sequência da derrota do Benfica frente ao Sporting (1-3) na final da Taça de Portugal, Rui Costa fez duras declarações na zona mista do Estádio Nacional, mostrando-se indignado com o trabalho do árbitro Luís Godinho e com o VAR.
O presidente encarnado apontou especificamente dois lances que considera graves: uma alegada agressão a Belotti aos 90’+5 e uma cotovelada sobre Otamendi.
«Acabámos por sofrer um golo no último lance do tempo suplementar que durou 10 minutos. Não tenho por hábito de passar as minhas responsabilidades para os outros. Não tenho sido um presidente quezilento, muitas vezes penalizado internamente pelos meus por não falar de arbitragens. Assumindo a responsabilidade por não termos conquistado esta Taça de Portugal, o que é uma pena porque a equipa fez por isso, mas peço-vos para analisarem encarecidamente o lance aos 90’+5, onde o Belotti é agredido por dois jogadores do Sporting. Há um pisão deliberado na cabeça do Belotti. E ainda há falta contra o Benfica. Há coisas que ultrapassam todos os limites.»
Rui Costa não escondeu o espanto com a atuação do VAR: «A mim faz-me muita confusão como é que um VAR que vê a simulação do VAR e anula o 2.º golo do Benfica não consegue ver uma agressão. O Otamendi leva uma cotovelada na cara de um jogador do Sporting que já tinha amarelo.»
Apesar da derrota, assumiu a sua quota-parte de responsabilidade:«O Benfica perdeu, eu assumo a responsabilidade, mas há que olhar para o futebol português. Um lance destes para o Benfica o que não dava para falar a semana toda… Repito: há situações que ultrapassam.»
E deixou um apelo à reflexão sobre o estado da arbitragem: «Tentei e procurei ser um presidente à imagem do Benfica. Estamos a falar de duas agressões claras e evidentes, que não foram vistas pelo bandeirinha e pelo VAR. Há alturas que transborda tudo. Peço desculpa aos benfiquistas que não gostam de falar muito de arbitragens, que gostam de falar para dentro. Mas o que se passou aqui hoje é de uma análise profunda do futebol português.»
@futeboldivertidopt