Rúben Amorim “trama” Benfica ou Sporting no apuramento para a Liga dos Campeões da próxima temporada

Com os triunfos claros do Manchester United (3-0 ao Athletic Bilbao) e do Tottenham (3-1 ao Bodo/Glimt) na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, uma final 100% inglesa tornou-se altamente provável — e isso baralha as contas dos clubes portugueses.
Tanto Manchester United como Tottenham estão fora dos lugares de qualificação direta via Premier League (14.º e 16.º, respetivamente), pelo que, se um deles vencer a Liga Europa, entrará automaticamente na próxima Liga dos Campeões, tirando a vaga extra que podia beneficiar outras equipas.
Neste contexto, o Benfica só entra diretamente na Champions de duas formas: se for campeão nacional ou se terminar em segundo e o Athletic Bilbao vencer a Liga Europa. Caso contrário, terá de disputar as pré-eliminatórias.
Para o Sporting, o cenário é ainda mais exigente. Se não conquistar o título, precisa que várias condições se verifiquem: vitória do Athletic Bilbao na Liga Europa, Club Brugge fora dos dois primeiros na Bélgica, Feyenoord e PSV abaixo do terceiro lugar na Holanda, e Lille a manter-se no pódio francês.
Ou seja, sem título, o caminho direto para a Liga dos Campeões fica bastante estreito para os dois clubes.