Os milhares que o Benfica e o FC Porto ganham com a ida de João Félix para o Al-Nassr

A transferência iminente de João Félix para o Al Nassr, da Arábia Saudita, impede o seu regresso ao Benfica, mas ainda assim irá render algum dinheiro aos encarnados graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
Apesar do desaire desportivo, o clube da Luz irá encaixar cerca de 600 mil euros, resultantes dos 30 milhões de euros que o Al Nassr acordou pagar ao Chelsea pela transferência do internacional português. Este valor poderá aumentar com variáveis incluídas no negócio, mas servirá como base para calcular os montantes devidos aos clubes formadores.
O Benfica formou João Félix entre os 16 e os 19 anos (entre 2015 e 2019), o que garante ao clube 2% da verba total transferida. A mesma percentagem será paga ao Atlético de Madrid, que acolheu o jogador entre os 19 e os 23 anos.
Também o FC Porto irá beneficiar com esta operação, através do protocolo que mantinha com o Padroense, clube onde Félix jogou na época 2014/15. Nesse caso, os dragões terão direito a cerca de 225 mil euros, com mais 75 mil euros em causa pela referida parceria.
Esta mudança para o Al Nassr coloca João Félix sob as ordens de Jorge Jesus e junta-o a Cristiano Ronaldo, reforçando ainda mais o projeto ambicioso do emblema saudita.