“O comunicado do Benfica revela azia e mau perder”

Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, reagiu com dureza ao comunicado do Benfica sobre os acontecimentos da final da Taça de Portugal, criticando duramente a postura dos encarnados.
Em declarações à Antena 1, considerou que o comportamento do clube da Luz revela “azia e mau perder”, classificando a intervenção como “mimada” e baseada numa atitude autoritária: “É um comportamento mimado. O Benfica está nas coisas e pensa que tem de mandar nas coisas. Se as coisas correm de maneira diferente, perde um jogo e o Benfica acha que tem de alterar tudo.”
Foi ainda mais contundente ao referir-se ao estilo de liderança dos dirigentes encarnados: “O Benfica acha que se assume como uma ditadura dentro de uma democracia. É intolerável. Um comportamento intolerável. E que dão bem nota da dimensão humana que os seus dirigentes têm ao produzirem comunicados desses. É inenarrável. Acho que isto é das páginas mais negras da vida do Sport Lisboa e Benfica e lamento que assim seja, mas esta é a pura das verdades.”
Sobre a polémica em torno do pisão de Matheus Reis a Belotti, Tito reconheceu que o lance merece análise, mas considerou exagerada a reação dos encarnados: “É uma lamentável intervenção do Benfica, que revela uma profunda azia e mau perder elevado a uma potência que eu julgava já não existir no futebol português. Há um único lance que merece, de facto, uma análise negativa por parte dos especialistas. O tal lance do Matheus Reis, que deveria ter dado, na opinião deles, expulsão do Matheus Reis.”
Aproveitou também para recordar um lance recente envolvendo Otamendi, para acusar o Benfica de incoerência: “Recordo que, no jogo de há 15 dias, Otamendi devia ter sido expulso, também de acordo com esses especialistas, aos 15 minutos de jogo. Como é que o Benfica, tendo sido beneficiado da não expulsão de Otamendi nesse jogo, se atreve a vir agora falar de uma eventual no fim da final da Taça?”
E fechou com ironia a propósito da recusa do Benfica em acolher jogos da seleção nacional no Estádio da Luz: “A seleção nacional não precisa de jogar no estádio do Benfica. Felizmente tem outros estádios para jogar: o Estádio Nacional, o Estádio de Alvalade, o Estádio do Dragão, de Aveiro, do Algarve, do Sporting de Braga, do Vitória SC… Se o Benfica quer ficar sozinho a jogar ao berlinde, pois que fique a jogar sozinho ao berlinde.”