José Mourinho falou sobre os primeiros tempos no Benfica

Durante a gala Portugal Football Globes, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, José Mourinho destacou o “crescimento fantástico” da instituição, elogiando tanto “as instalações incríveis” como a “organização exemplar”, sublinhando que “tudo isso se reflete nos títulos que Portugal vai conquistando”.
O treinador do Benfica comentou também o atual momento da Seleção Nacional, frisando a qualidade e o prestígio acumulado ao longo dos anos:
«Olhando para a constituição da Seleção, falamos de jogadores que estão não só nos grandes clubes portugueses, mas também nas melhores ligas e equipas do mundo. O prestígio é altíssimo e continua a crescer. Podemos falar dos pioneiros, dos primeiros a sair, mas isso já aconteceu há muito tempo — agora é o resultado do acumular de talento. A Federação tem feito um trabalho fantástico e está a criar condições para que Portugal continue a evoluir. Em ano de Mundial, dizer que não temos a ambição de ser campeões do Mundo é quase uma heresia — e isso mostra o nível a que o país chegou.»
Questionado sobre o regresso ao comando técnico das águias, Mourinho reconheceu a exigência do desafio:
«Tem sido desafiante e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade. Como profissional, sinto sempre essa pressão, mas estar no meu próprio país, num clube com a dimensão social do Benfica, aumenta-a ainda mais. Tento dar tudo pelo Benfica e pelo futebol português. Quero que a minha presença contribua de forma positiva para o desenvolvimento e o prestígio do nosso futebol.»
A aproveitar a pausa das seleções, o técnico explicou que a ausência dos internacionais condiciona o trabalho, mas também abre espaço para outras oportunidades:
«É difícil passar a mensagem quando tantos jogadores estão fora, mas isso também é sinal de qualidade, porque significa que são chamados. Esta fase dá-nos a hipótese de trabalhar, como fizemos hoje e faremos amanhã, com os sub-19, sub-23 e até com os sub-16. O Benfica tem uma visão própria e muito especial sobre a formação e os jovens talentos.»





