Farioli com estouro no Sporting “jogam muitas vezes contra dez…”

Farioli antes do clássico: “Foi difícil preparar este jogo, foi difícil encontrar jogos do Sporting a jogar contra dez”
Na antevisão à visita ao Sporting, Francesco Farioli deixou críticas indiretas à arbitragem, afirmando que os leões têm disputado vários jogos em superioridade numérica.
«Foi um pouco mais difícil preparar este jogo, porque para preparar uma partida é necessário ver muitos jogos anteriores em que o adversário jogue contra onze e nos últimos tempos o Sporting teve muitos jogos a jogar contra dez. Foi difícil encontrar jogos em que os adversários do Sporting acabaram com onze. Não só deste ano, mas também da época passada. Desde que Rui Borges assumiu a equipa, o Sporting jogou 23 jogos e em sete fê-lo contra dez homens. O que significa um terço dos jogos. Por isso esta semana preparámos todos os cenários para jogar em inferioridade numérica, só por prevenção», afirmou.
Sobre o encontro em Alvalade, o treinador do FC Porto reconheceu o valor do adversário, mas garantiu ambição: «São jogos influenciados pelas emoções, mas devemos perspetivar apenas como mais uma partida. Não vai decidir o título. Respeitamos o Sporting, afinal vamos jogar na casa dos bicampeões em título. Rui Borges tem razão quanto ao ligeiro favoritismo do Sporting. Mas queremos continuar o nosso processo, crescer e colocar em prática a nossa ideia, com a ambição de vencer.»
Questionado se já é o melhor treinador em Portugal, Farioli rejeitou rótulos: «Sinto muita responsabilidade, mas o melhor treinador ou a melhor equipa são definidos consoante os resultados. Não estamos numa corrida contra Benfica e Sporting, mas contra nós mesmos. O clube está a fazer o que pode para equilibrar o plantel e até ao fecho do mercado vamos tentar reforçar algumas posições.»
Sobre a pressão de treinar o FC Porto, acrescentou: «Nunca estamos verdadeiramente preparados para novos desafios profissionais. Algo que tenho sempre em mente é a humildade, porque temos as nossas ideias e planos, mas devemos adaptar-nos. Trabalhar em clubes como FC Porto e Ajax acarreta uma enorme responsabilidade e pressão, mas é também um privilégio. Se estou preparado? Não me cabe dizer, devo é mostrar trabalho e resultados.»
Por fim, deixou elogios ao grupo: «Esta foi uma excelente semana de trabalho. Avalio o trabalho dos jogadores consoante aquilo que sinto ao regressar a casa. Ao sorrir, sei que estamos a trabalhar bem. Claro que já voltei zangado. Mas, voltar a casa feliz não é fácil. Por isso, estes jogadores estão a fazer um trabalho fantástico.»
O treinador revelou ainda que, durante a paragem para seleções, os dragões tentarão organizar particulares para observar alguns jogadores.
Farioli diz que foi "mais complicado" analisar os últimos jogos do Sporting porque jogaram contra 10 e que preparou a equipa para jogar em inferioridade numérica. pic.twitter.com/xdHHxAmOH6
— B24 (@B24PT) August 29, 2025