Faleceu um dos jogadores mais lendários que passaram pelo Benfica

Fernando Cruz faleceu este sábado, aos 84 anos, vítima de doença prolongada. O Benfica homenageou o antigo lateral-esquerdo como «um dos mais lendários jogadores da história do clube», endereçando condolências à família.
Figura marcante da geração mais vitoriosa das águias, Cruz foi peça-chave nas conquistas das duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, em 1960/61 e 1961/62, somando 9 jogos na primeira campanha europeia e 7 na segunda.
Ao serviço do Benfica, realizou 445 jogos entre 1959 e 1970, tendo marcado um golo. No currículo, contabiliza 8 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal e 4 Taças de Honra, antes de passar pelo Paris Saint-Germain e encerrar a carreira na Venezuela.
Sócio nº 1607 desde 1956, foi distinguido com duas medalhas de honra do clube pelos títulos europeus, ficando para sempre como símbolo de dedicação, talento e espírito à Benfica.
O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube e endereça à família de Cruz as mais sentidas condolências.
— SL Benfica (@SLBenfica) August 16, 2025