Cabo Verde pode hoje qualificar-se para o Mundial e o governo tomou uma medida inédita

Cabo Verde vive hoje um momento histórico: a seleção nacional pode garantir, pela primeira vez, a qualificação para um Mundial de futebol. O encontro decisivo frente a Essuatíni realiza-se às 15h locais (17h em Portugal) no Estádio Nacional, na cidade da Praia, que deverá estar completamente lotado, após o rápido esgotar dos bilhetes.
O Governo cabo-verdiano concedeu tolerância de ponto para permitir que o país acompanhe o jogo, que marca a 10.ª e última jornada do Grupo D da qualificação africana. Os “Tubarões Azuis” lideram o grupo com 20 pontos, mais dois do que os Camarões — a seleção africana com mais presenças em Mundiais (oito).
Uma vitória garante automaticamente o apuramento direto para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. Mesmo um empate ou derrota poderá bastar, caso os Camarões não vençam Angola.
Em caso de igualdade pontual, o desempate será feito pela diferença de golos, onde os Camarões levam vantagem (12 contra 5). Caso terminem em segundo, Cabo Verde ainda poderá disputar o acesso através do play-off africano e da repescagem intercontinental. Ainda assim, o otimismo reina no arquipélago, que acredita no triunfo frente ao lanterna-vermelha do grupo.





