Arbitragem de João Pinheiro no dérbi foi chumbada por vários especialistas

A exibição de João Pinheiro no dérbi entre Benfica e Sporting motivou duras críticas por parte de vários antigos árbitros, que consideraram a sua atuação insuficiente para o nível de exigência da partida. O empate a uma bola acabou por deixar decisões importantes por tomar, na opinião dos especialistas.
Um dos lances mais apontados foi a entrada de Otamendi sobre Pedro Gonçalves, logo aos 17 minutos. Para Jorge Coroado, José Leirós, Fortunato Azevedo e Pedro Henriques, o defesa argentino deveria ter sido expulso por travar uma oportunidade clara de golo à entrada da área.
Outro momento polémico surgiu aos 25 minutos, numa jogada em que Debast, dentro da área do Sporting, empurra Otamendi durante uma bola parada. Os especialistas consideraram tratar-se de uma grande penalidade evidente a favor do Benfica, que acabou por não ser marcada, nem revista pelo VAR.
Jorge Coroado foi especialmente crítico, afirmando que Pinheiro “tem altura, mas não qualidade como árbitro”, sublinhando falta de autoridade e critério na condução do jogo.