A reação do FC Porto ao falecimento de Jorge Costa

O Futebol Clube do Porto já reagiu oficialmente à morte de Jorge Costa, ocorrida esta terça-feira, após uma paragem cardiorrespiratória registada no centro de treinos do Olival. O ex-capitão e atual diretor do futebol portista ainda foi hospitalizado, mas acabou por não resistir.
Num comunicado comovente, os dragões lamentam profundamente a perda e prestam tributo à importância histórica de Jorge Costa no clube:
«O Futebol Clube do Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do Clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo», pode ler-se.
O clube endereça ainda «as mais sentidas condolências à família de Jorge Costa, aos seus amigos e a todos os que com ele partilharam momentos inesquecíveis».
A nota termina com uma mensagem simples, mas carregada de emoção: «O legado de Jorge Costa permanecerá sempre vivo na memória de todos os Portistas. Nunca serás esquecido, Capitão.»
Jorge Costa deixou-nos. Um de nós, um líder, capitão, exemplo. Um símbolo do FC Porto.
Obrigado por seres FC Porto até ao fim.
Até sempre, Jorge Costa. pic.twitter.com/XTmW5WVEHj
— FC Porto (@FCPorto) August 5, 2025