A mensagem do Bispo do Porto para os filhos de Diogo Jota

Durante a missa de corpo presente de Diogo Jota e do irmão, André Silva, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, dirigiu palavras emocionadas aos filhos do jogador. Na homilia, recordou Dinis, Mafalda e Duarte, transmitindo uma mensagem de conforto à família enlutada.
“Queridos Dinis, Mafalda e Duarte, filhos que não estão aqui. Neste momento sofreis imensamente ou talvez não, porque não vos apercebeis. Vou rezar muito por vós. Quem sofre muito é a vossa mãe e os vossos avós. Ver os restos mortais de um filho deve ser um tormento maior, mas quando são duas urnas não há palavras. Mas há sentimentos. Estamos aqui para dizer que também sofremos muito. Estamos aqui afetivamente convosco.”
O bispo sublinhou a importância da fé perante a dor, recordando o episódio bíblico em que Jesus chorou a morte de Lázaro, mas lhe concedeu nova vida. “É algo semelhante que queremos para o vosso pai e vosso tio. Uma vida nova: vida eterna, paraíso, céu.”
Destacou ainda que ambos os irmãos foram homens de bem, subindo na vida pelo esforço e pelo respeito pelos outros. “O vosso pai casou 11 dias antes deste acontecimento. Boas obras: ambos subiram na vida pelos seus sacrifícios.”
D. Manuel Linda reforçou a importância do desporto como espaço de valores como o respeito e a disciplina, e deixou uma nota especialmente comovente: “Se é difícil ver um adulto chorar, mais difícil é ver uma criança. Mando-vos um especial cumprimento pela vossa mãe e avós. Estou convosco mas Jesus também está convosco.”