Jogadoras rejeitaram jogar de saia e a final do torneio foi cancelada

A final do campeonato sénior de Camogie, entre Cork e Waterford, foi cancelada no último fim de semana em Cork, Irlanda, devido à recusa das jogadoras em usar skorts (saias-calção), exigidos pelas regras da modalidade. As atletas, que tinham anunciado previamente a intenção de jogar de calções, foram informadas do adiamento apenas 16 horas antes do jogo, o que gerou forte descontentamento.
Ashling Thompson, jogadora do Cork, afirmou que o protesto visava apenas “defender o que é correto” e não era um ataque à associação. Posteriormente, ambas as equipas divulgaram um comunicado conjunto onde expressaram “grande desilusão” pela gestão da situação e pela falta de respeito pelo esforço e preparação das atletas.
A Associação de Camogie justificou o adiamento com o incumprimento das regras em vigor, mas anunciou a realização de um Congresso especial no dia 22 de maio, em Croke Park, onde será votada uma proposta para permitir às jogadoras escolher entre skorts ou calções. O presidente da associação, Brian Molloy, mostrou-se otimista: “Estou muito confiante de que vamos conseguir o apoio [para a mudança]”, sublinhando que apenas os membros podem alterar as regras.