(VÍDEO) José Mourinho explicou o motivo de sempre ter ganho ao Benfica

José Mourinho anteviu a primeira mão do playoff da Liga dos Campeões entre Fenerbahçe e Benfica, marcada para amanhã às 20h00, em Istambul. O treinador português elogiou bastante os encarnados, mas não escondeu que teria preferido defrontar o Nice. Eis o essencial do que disse:
Sobre favoritismo: “Por uma questão de princípio, recuso-me a dizer que o Benfica é favorito. Mas é só uma questão de princípio, porque obviamente reconheço a capacidade, a experiência, o facto de terem o segundo jogo em casa… Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso. Mas, por uma questão de princípio, repito, recuso-me a dizer que não temos as nossas possibilidades de passar. Vamos fazer tudo nestes dois jogos para tentar passar à fase principal.”
Sobre os adeptos: “Os adeptos do Fenerbahçe têm a experiência do jogo com o Feyenoord, sabem que podem ajudar a equipa a atingir o objetivo. Não penso que podem influenciar o Benfica negativamente, são jogadores habituados a jogar em ambientes difíceis. Mas os adeptos podem influenciar os jogadores do Fenerbahçe de forma muito positiva. Como Feyenoord, a perder 1-0 sentimos a força dos nossos adeptos e isso ajuda-nos. Amanhã, apesar de ser o primeiro e não o jogo decisivo, eles têm de tentar entrar no encontro com a mesma mentalidade e ajudar a equipa.”
Sobre Champions, Liga turca e Liga Europa:
“Não há nenhuma relação entre a liga turca e a competição europeia. Estar na Liga dos Campeões tem muita coisa positiva, é o prestígio, a situação económica, o desenvolvimento da marca, a possibilidade de jogar contra as melhores equipas… Neste novo formato são 8 adversários, há muita coisa positiva. O facto de passarmos a jogar a Liga Europa a única coisa positiva é que passaríamos a ser candidatos a ganhar. Passaria a considerar-nos uma das equipas mais fortes da competição e com ambição a fazer coisas importantes. Relação com o campeonato não vejo, a dificuldade maior é que na Liga Europa joga-se à 5.ª feira e o campeonato ao domingo.”
Sobre o nível do Benfica: “O Benfica é muito melhor do que o Feyenoord. Quando eliminámos o Feyenoord disse que o Benfica não estava contente por jogar contra nós, mas se calhar errei. Eu enquanto treinador do Fenerbahçe preferia jogar contra o Nice. Temos de jogar bem, porque eles jogam melhor do que o Feyenoord, trata-se de uma equipa forte, com um bom treinador, a equipa está bem trabalhada, defende bem, não sofre golos, sabe jogar em ataque continuado, em contra-ataque, tem um bom banco e boas soluções. É uma equipa de Champions League e não de qualificações. Contra o Feyenoord sofremos 4 golos, com o Benfica se sofrermos 4 golos não marcamos 5.”
Sobre Aktürkoglu e a eliminatória: “O Aktürkoglu, se jogar amanhã, joga pelo Benfica; na próxima semana, se jogar, será pelo Benfica. Não faz sentido pensar nele como jogador do Fenerbahçe, porque não é. Penso nele como jogador do Benfica, que é, e na possibilidade de jogar contra nós. O aspeto tático? O futebol de hoje é tático, não acredito que nenhum dos treinadores vá fazer nada de mágico, o Benfica vai fazer aquilo que tem feito e nós não faremos muita coisa diferente. Pode ser uma eliminatória dura, eventualmente com muitas dúvidas no resultado, mas acredito no trabalho que fazemos antes do jogo e no trabalho que os jogadores fazem durante o jogo.”
Sobre o sorteio: “O que eu quero não me ajuda, queria o Nice e calhou-nos o Benfica, queria o segundo jogo em casa e isso não aconteceu. Temos de enfrentar a realidade, que é o Benfica. Amanhã nada será decidido aqui e isso faz diferença. Mas não sei como é que o Bruno [Lage] pensará, eu penso jogar este jogo sem pensar que existe um segundo. Jogar para ganhar, se empatarmos, empatamos; se perdermos por uma margem reduzida, vamos a Lisboa discutir a eliminatória; se for por uma margem maior, a loja fechou.”
Sobre o histórico frente ao Benfica: “Ganhava sempre ao Benfica porque as minhas equipas eram melhores do que as do Benfica. O meu FC Porto, o meu Man. United, a minha U. Leria se calhar naquela altura também era melhor do que o Benfica. Mas o Benfica hoje é uma equipa top, poderosa, de Champions, com estatuto, com muitos jogadores com grande experiência. Só a imprensa se lembra dessas coisas, porque no Benfica ninguém se lembra que eu tenho bons resultados contra eles. São coincidências.”
E, em tom mais pessoal, concluiu: “Preferia jogar contra o Nice do que contra o Benfica. De resto, prefiro ir a Lisboa do que ir a Nice, prefiro aquele hotel perto dos pastéis de Belém, ser visitado por familiares… Se nos estivesse tocado o Nice, teríamos mais possibilidades de estar na fase seguinte da Champions.”
🎙️ Jose Mourinho: "Benfica'ya karşı daima kazanıyordum çünkü çok iyi takımlarda çalışıyordum. O dönemlerdeki takımlarla şu anı karşılaştıramıyorum. Benfica çok güçlü bir takım. Bence sadece basın bu tarz şeyleri hatırlıyor. Benfica'da kimse onlara karşı iyi sonuçlar aldığımı… pic.twitter.com/XMYRKb48R8
— Sabah Spor (@sabahspor) August 19, 2025