As quatro equipas já apuradas para o Mundial de Clubes 2029

Embora a edição inaugural do novo Mundial de Clubes tenha terminado no último domingo, a próxima edição, marcada para 2029, já começa a tomar forma — e o atual campeão, Chelsea, ainda não tem presença assegurada. Curiosamente, o Paris Saint-Germain, que perdeu a final frente aos ingleses, é uma das equipas já qualificadas.
O novo formato do torneio, que decorrerá um ano antes do Mundial de seleções, só permite apuramento direto aos campeões continentais entre 2025 e 2028. Como o PSG venceu a Liga dos Campeões nesse período, garantiu automaticamente o bilhete para o torneio. O mesmo se aplica ao Al Ahli (Arábia Saudita), Pyramids (Egito) e Cruz Azul (México), campeões da Ásia, África e América do Norte, respetivamente.
Ainda este ano ficará definida a primeira equipa sul-americana apurada, após a final da Taça Libertadores.
Assim, para o Chelsea voltar a marcar presença e tentar revalidar o título conquistado nos Estados Unidos, terá de conquistar novamente a Liga dos Campeões ou somar resultados expressivos que o coloquem entre os melhores clubes europeus no ciclo de apuramento. Quanto à sede do Mundial de 2029, continua por decidir, com Portugal, Espanha e Marrocos entre os possíveis anfitriões.