Boavista falhou inscrição na Liga 3 e vai jogar nas distritais

O Boavista não vai participar na Liga 3 na época 2025/26, depois da Comissão de Licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol ter rejeitado o pedido de inscrição do clube, devido à ausência da certidão de não-dívida à Segurança Social e à Autoridade Tributária.
O clube foi já notificado da decisão e dispõe agora de três dias para apresentar recurso junto da Comissão de Recurso da FPF. A situação financeira é crítica: a SAD boavisteira avançou recentemente com um processo de insolvência, e o Processo Especial de Revitalização (PER) do clube foi igualmente rejeitado.
Se o recurso não for aceite, o Boavista terá de competir nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto, não podendo também inscrever-se no Campeonato de Portugal.
Face à exclusão dos axadrezados, a vaga na Liga 3 será ocupada pelo Marco 09, melhor classificado entre os clubes não promovidos na fase de subida do Campeonato de Portugal. Este ajustamento abre também espaço para o Vila Meã, vice-campeão da Liga Pro da AF Porto, que será convidado a integrar o Campeonato de Portugal em 2025/26, juntando-se ao Aparecida, campeão distrital.