Liverpool retira de forma oficial o número 20 de Diogo Jota de todos os escalões

Depois de vários rumores, o Liverpool oficializou esta sexta-feira a decisão de retirar, de forma definitiva, a camisola número 20 em memória de Diogo Jota, avançado português recentemente falecido. A medida aplica-se a todos os escalões do clube, ficando o dorsal 20 para sempre associado ao jogador luso.
Num breve comunicado divulgado nas redes sociais, os reds explicam: “O Liverpool FC vai retirar a camisola número 20 em todos os escalões do clube em honra e memória de Diogo Jota.”
Michael Edwards, responsável pelo futebol do Fenway Sports Group, entidade proprietária do clube, destacou o simbolismo desta homenagem e revelou que a família do atleta foi informada antes do anúncio público. “Sabíamos bem o que sentem os nossos adeptos, porque sentimos o mesmo. Tivemos o cuidado de envolver a esposa do Diogo, Rute, e os seus familiares nesta decisão, assegurando que seriam os primeiros a saber da nossa intenção. Esta é, aliás, a primeira vez na história do Liverpool que uma homenagem deste tipo é feita a alguém. Retirar este número é eternizá-lo — o Diogo juntou-se ao clube em 2020, conquistou connosco o 20.º título e sempre envergou o número 20 com orgulho e distinção. Será para sempre o nosso número 20″, afirmou.
Também os dirigentes Billy Hogan, John Henry, Tom Werner e Mike Gordon sublinharam o carácter inédito da iniciativa, que reflecte a relevância de Diogo Jota para o clube. “A sua memória ficará imortalizada através do número que vestiu. Os nossos pensamentos estão com a Rute, os seus três filhos e todos os que sofrem com a perda do Diogo e do André. O nosso rapaz de Portugal. Para sempre o nosso número 20″, escreveram.
Diogo Jota, de 28 anos, perdeu a vida juntamente com o irmão, André Silva, de 25, num acidente de viação na madrugada de 3 de julho, na autoestrada A52, em Zamora, Espanha.
Ao serviço do Liverpool desde 2020, o internacional português conquistou uma Premier League, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga. Antes, foi campeão do Championship pelo Wolverhampton. André Silva representava o Penafiel, na segunda divisão portuguesa.