Provocaram o Benfica e agora foram castigados e estão de fora da Supertaça

Zeno Debast e Geovany Quenda estão fora da Supertaça entre Sporting e Benfica, marcada para 31 de julho no Estádio do Algarve. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol sancionou os dois jogadores leoninos com um jogo de suspensão, na sequência dos festejos do título nacional da época 2024/25.
A punição surgiu após queixa apresentada pelo Benfica, motivada por uma camisola envergada por Quenda durante as celebrações no relvado de Alvalade, diante do Vitória de Guimarães. A peça, que incluía uma imagem de Esgaio e a frase “falas muito, chupa car****”, foi considerada uma provocação ao capitão encarnado, Nicolás Otamendi — palavras atribuídas a Esgaio aquando da sua expulsão no dérbi da Luz. Debast também foi visado por ter publicado o momento nas redes sociais.
Além da suspensão, cada jogador terá de pagar 816 euros de multa, enquanto o Sporting foi sancionado em 2.550 euros. O clube de Alvalade anunciou que irá recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), apresentando uma providência cautelar.
Este é o segundo processo disciplinar instaurado a Quenda, que já tinha sido alvo de outro inquérito após uma publicação nas redes sociais a seguir à vitória sobre o Benfica na final da Taça de Portugal. No mesmo contexto, Matheus Reis e Maxi Araújo também estão a ser investigados, mas os castigos para esses casos ainda não foram divulgados.