A dedicatória de Arne Slot a Diogo Jota que está a correr mundo

A morte de Diogo Jota continua a provocar uma onda de comoção no mundo do futebol, e Arne Slot, treinador do Liverpool, deixou uma emotiva homenagem ao avançado português, que faleceu na madrugada de quinta-feira num trágico acidente de viação em Espanha, juntamente com o irmão, André Silva.
“O que dizer? O que alguém pode dizer num momento como este, quando o choque e a dor são tão incrivelmente cruéis? Eu gostaria de ter as palavras, mas sei que não as tenho”, começou por expressar o técnico dos reds.
Slot mostrou-se mais como homem do que treinador nesta despedida: “Os meus primeiros pensamentos não são os de um treinador de futebol. São os de um pai, um filho, um irmão e um tio, e pertencem à família de Diogo e André Silva, que sofreram uma perda tão inimaginável. A minha mensagem para eles é muito clara: vocês nunca caminharão sozinhos.”
O técnico sublinhou o impacto humano e profissional de Jota dentro do clube: “O Diogo não era apenas o nosso jogador. Ele era um ente querido para todos nós. Era um companheiro de equipa, um colega, um companheiro de trabalho e, em todas essas funções, era muito especial. A essência do que um jogador do Liverpool deve ser.”
Slot partilhou ainda a última conversa que teve com Jota: “Na última vez que falámos, felicitei-o pela vitória na Liga das Nações e desejei-lhe sorte no casamento. De muitas maneiras, foi um verão de sonho para o Diogo e a sua família, o que torna ainda mais doloroso que tenha terminado assim.”
Numa das passagens mais sentidas da mensagem, o treinador recordou a ligação única entre Jota e os adeptos de Anfield: “Quando cheguei ao clube, uma das primeiras músicas que conheci foi a que os nossos adeptos cantam para o Diogo. Eu nunca tinha trabalhado com ele antes, mas soube imediatamente que, se a torcida do Liverpool, que viu tantos grandes jogadores ao longo dos anos, tinha um canto tão único para o Diogo, ele devia ter qualidades especiais.”
Slot terminou com palavras de homenagem e compromisso: “Perdemos essas qualidades em circunstâncias tão terríveis… Por isso, precisamos que todos no clube se unam e se apoiem mutuamente. Devemos isso ao Diogo, ao André Silva, à sua família e a nós mesmos. Quando chegar a hora, celebraremos Diogo Jota, relembraremos os seus golos e cantaremos a sua canção. Por enquanto, lembraremos dele como um ser humano único e lamentaremos a sua perda. Ele jamais será esquecido. O nome dele é Diogo.